Reportagens

Reportagens no Planeta Management

Ecos de Chipre — Três entrevistas no calor da crise cipriota de março de 2013.

Entrevistas com a professora Petia Tanova, com a empresária russa Natalia Lazareva e com o especialista em geopolítica Harry Tzimitras, diretor do centro do PRIO em Nicósia.

Bloco de Notas sobre a China: I – O dragão da inflação coloca o governo à beira de ataque de nervos

O aumento “louco” dos preços dos bens alimentares, um disparo jamais visto, já levou os cibernautas chineses a elegerem a palavra aumento (zhàng) como o caráter do ano e colocou o governo central em Beijing à beira de um ataque de nervos. Uma entrevista com Patrick Chovanec, americano e professor associado na Escola de Economia e Gestão da Universidade de Tsinghua, em Beijing, onde leciona o Programa Internacional de MBA. A entrevista é adaptada da versão em inglês aqui publicada na Janelanaweb.com. Bloco de Notas sobre a China: I (primeiro artigo da série)

Nos dez anos do crash do Nasdaq: A história surpreendente de duas bolhas

Com a aproximação do aniversário do crash do Nasdaq a 11 de Março de 2000 exige-se uma reflexão sobre o comportamento da “exuberância irracional” nos mercados financeiros nesta última década. Como foi possível que, em menos de uma geração, se vivessem entusiasticamente duas bolhas (sempre com a ideia de que “desta vez é diferente”) e se sofressem dois crashs (sempre nos apanhando de surpresa)? Corresponderá esta dupla-bolha e duplo-crash a um padrão histórico que inclusive terá mais prendas na sua longa cauda? Eis a questão bilionária que fica por responder. A investigadora Carlota Perez, de Cambridge, no Reino Unido, ajuda-nos a compreender o que se passou.

Há 10 anos, a Janela na Web alertava para o risco de crash no Nasdaq

Janelanaweb alertou há 10 anos para o risco de crash do Nasdaq, que viria a ocorrer, depois, com uma dupla assinatura em Março e Abril de 2000.

Daniel Gros: Portugal needs a deep cut in nominal wages

Daniel Gros, director of the Center for European Policy Studies (CEPS), in a short interview about the Portuguese financial situation, one week after a huge speculation in Greek debt and following his article in the Financial Times about the differences inside the Club PIGS.

Lessons from the Japanese long recession

«The effects of fiscal stimulus are likely to be short-lived unless financial system problems are resolved. In particular, without sound capital buffers in the banking system, fiscal stimulus may prove ineffective in generating a sustained recovery on its own, as was the case in Japan.»

A conversation with IMF specialists in Japan’s crisis management

Uma nova proposta de casamento para Keynes – um desafio teórico

Está na hora de “casar” John Maynard Keynes com os críticos do monetarismo e do despesismo em finanças públicas. A proposta de William White, da OCDE.

2010:o ano da encruzilhada chinesa

A segunda maior potência do mundo realizou em Dezembro a sua conferência anual sobre economia. O governo chinês tenta manter o modelo económico que foi a sua galinha de ovos de ouro, ao mesmo tempo que promete começar a mudá-lo em 2010. Mas há risco de derrocada da “bolha” chinesa, diz-nos o professor Hung Ho-fung.

A New Synthesis for macroeconomics

AN INTERVIEW WITH WILLIAM WHITE
Chairman of the Economic and Development Review Committee of the OECD and former chief-economist at the Bank for International Settlements (from 1995 to 2008).

The Washington ad hoc engineers

How policy making took place in the US facing the Great Recession of 2007-2009. A review by Robert A. Eisenbeis and Ellis Tallman of In Fed We Trust. [November 17, 2009, (c) Cumberland Advisors]
Title, editorial format and highlights by Janelanaweb.com (Published with authorization by Cumberland Advisors). An add-up to the interview with the author of In Fed We Trust.